sexta-feira, 4 de abril de 2008

Elegantes importados

Interessantes esses nomes internacionalizados postos para dar “elegância”, igual à elegante e enorme flor na lapela do Falcão, com seu paletó colorido e sua linda música “Ai loviú tunaite”. Nomes made in USA, cujo uso é desconhecido pelo pobre portador brasileiro e pela mamãe e papai que o escolheram.

Exemplos? Tem de sobra! Nick. Putz, Nick é apelido de Nicolas. Mike. Não seria Michael? Johnny. Ok, apelido de John. Jimmy, que deveria ser Jim, que, por sua vez, deveria ser James, se os pais não fossem tão carinhosos na hora de registrar. Todos são nomes que, de fato, conheço. Imagina se o Brasil fosse a grande potência mundial exportadora de filmes (e de apelidos transformados em nomes oficiais). Creio que em alguns países pobres e de população pouco instruída não faltariam menininhos e menininhas chamados Zé, Chica, Quinzinho, Quinho, Manu, Coca (com o O fechado) ou Tetê.

Imagina alguém falando em outra língua e metendo um nome desses no meio (e já que a hipótese é de que o Brasil seja uma grande potência, vamos tomar por pobres alguns países ricos). A mamãe francesa preocupada com a filha correndo na rua: “Attention aux voitures, Zefinha!”. Ou o papai inglês dizendo ao filho para apagar a luz: “Turn off the lamp, Mané”. Mais interessante ainda seria o chefe japonês dando bom dia à secretária Vivi: “Konnichiwa, Bibi-san”. Pobre menina, recebeu um nome com um fonema que nem sequer existe em sua língua materna... alguma semelhança com o Brasil?

O nome completo e oficial de Zefinha seria Zefinha-Hélène Pinot. O garoto inglês se chamaria Mané James Smith. Vivi, apesar do seu nome oficial ser o apelido Vivi (Vivi Hatsumoto), receberia como apelido do apelido, o.... enfim apelido “Bi-kun”, para os familiares e “Bibi” para os amigos. O namorado, apaixonado, faria o maior esforço para pronunciar a quase impossível fricativa V. Passados 30 anos de casado, chamaria “kasete bibi hanasenai”, que significa “que merda de honorável nome difícil”.

A verdade é que, do mesmo jeito que o apelido ganha apelido – Zefinha seria Zéfy, Mané seria Maney, e Vivi... complicação –, aqui também nos damos este privilégio, como Kiko, de Nick ou Jiminho de Jimmy.
Elegante e bonito mesmo é aquele nome que não tem K, W nem Y, consoantes duplas ou qualquer letra que não se pronuncie conforme a ortografia portuguesa. Abaixo os nomes internacionais, com letras duplas ou K, W e Y!!! Ass.: Alyson Vilela (bem que poderia ser Villela).

14 comentários:

Anônimo disse...

hehehehe...
Eu sou chique,bem! Olha o meu nome daNIeLe!
kkkkkk...
Ei, ontem eu vi a dani calabresa na MTV fazendo stand-up!
:)

Pam disse...

"Vilhela"
hehehehehehehe

Ana H. disse...

"Ana"... elegante e bonito...
;)
U-huuuuu!

Unknown disse...

Taí um bom exemplo de nome elegante: o meu! Ranieli

:D

Anônimo disse...

simplesmente perfeito o comentário!!!
O povo enfeita demais os nomes das crianças...

Eu sou prova de estrangeirismo!
Thaïs...e ninguém escreve desse jeito!

Daine disse...

eu deveria deixar um comment anonimo p ninguém ficar sabendo q meu nome eh Daine Wood d verdade =~
hehehehe

Só me salvo, pq no meu caso, não foram pais desavisados querendo ser chiques, foi imigração mesmo =P

Félix Maranganha disse...

Pior sou eu, que ganhei um nome indígena como apelido, acrescido como um sobre-apelido do apelido: Pepi-Ontõe Maranganha.

D. D. disse...

Ei,Alyson...O apelido da minha mãe é Zefinha !

aoskaoksoaksoaksoaksoaksaoskaoskaoskaoskaoskaoskaosk³

Que podre! Ei,se superou,viu?

Quando tu falou sobre consoantes duplas,eu lembrei do meu nome,mas logo em seguida eu lembrei que Dávillo é italiano.Não diga que tem alguma observação?!
aoskaoskoaksoaksoaksaoksoaks

Valeu !

Vanessa Costa disse...

Adorei, Lesinho!
Todos os textos. Me fez matar um pouquinho da saudade de conversar contigo. E esse dos nomes importados ficou massa demais! Ri muito com ele!
:+++'s!

Anônimo disse...

Amei o seu blog. Realmente muito engraçado. Mas tenho certeza que é muuuuuuuito mais engraçado te ver atuando.

Anônimo disse...

quero mais quero mais quero maisss!!!
ah ñ! 5 dias sem postar eh d+ neh Alyson, d+ p/ nós q ficamos aki na maior ansiedade..
v se posta logo algo
d massa e engraçado q tu sabe fazer muuuuito bem!!!

Ah, tenha dó disse...

“Attention aux voitures, Zefinha!”.
“Turn off the lamp, Mané”.
"Zefinha seria Zéfy, Mané seria Maney"

hauhuahuahauahauhauahauahuahauahauhauahauahuahauahuahauahauhauahauahua
muito bom.. nao sei, mas me identifiquei demais com a cronica (raYssa)

Pior que pais criativos sao filhos revoltados com a simplicidade do nome. Segue fato da vida real:
-Profº: João!
-João: Presente! \o/
-Profº: Alice!
-Alice: Aqui! _o/
-Profº:Maria das Graças!
-Mª. das Graças: é Greyci,profi. G-R-E-Y-C-I.
-Profº: ¬¬' (e o salário ó)

Anônimo disse...

O meu mesmo.. Ana Elizabete, tão simples, porém tem gente que adora complicar e escreve Elizabete com "S" e "TH".... e detalhe nunca fui na Inglaterra, imagina quando eu for....kkkkkkkkkkk!!

EdsonXP disse...

oi