terça-feira, 22 de novembro de 2011

Xingou meu estado, vou processar

Quero falar sobre um assunto que está acontecendo atualmente e que, para mim, é bastante sintomático. Recentemente, um turista que veio conhecer a Paraíba falou mal, após ver um acidente de caminhão, dizendo que a Paraíba é uma merda e “não venham à Paraíba”. Segue o link do vídeo:

Julio Bambambam flagra acidente de caminhao ao vivo em Joao Pessoa

Foi uma piada engraçada? Não. Mas eu não consigo acreditar nas proporções que as coisas tomam. Ele vai ser processado! O que está acontecendo com o nosso mundo?

Primeiramente, eu disse que achava sintomático e explico o porquê. Para isso, vou usar uma metáfora. Se você chegar a Silvio Santos e disser “pobretão”, qual será a reação dele? Ele vai ignorar. Se você chegar para um cara pobre e disser a mesma coisa, o que ele vai fazer? Alguns vão ignorar, outros vão se ofender. Estes últimos são complexados por serem pobres.

Alguém xingou a Paraíba. E daí? Que autoestima baixa é essa dos meus conterrâneos paraibanos? Se vocês estão tão ofendidos assim, provavelmente, no fundo, acreditam um pouco que a Paraíba seja uma merda! Eu entendo que o paraibano tenha baixa autoestima. Somos alvo de zombaria de muitos lugares do Brasil. Desde os vizinhos do Recife, até os cariocas, paulistas e sulistas. Temos fama de pobres, analfabetos, imigrantes que poluem São Paulo, feios etc. Normal existir baixa autoestima. Mas ficar de coitadinhos, de “ai, doeu o que ele falou”, isso é opção nossa!

Eu não estou nem aí para o que esse cara falou. O que me incomoda mesmo é a reação dos meus conterrâneos. Estamos vivendo em um mundo em que a liberdade de expressão está sendo jogada no lixo. Ele foi inteligente no que falou? Foi gentil? Não! Acho ele um mané. Mas devemos processar? Por favor, gente, que povo mais sensivelzinho.

A liberdade de expressão está sendo podada por pura hipocrisia! Por exemplo, eu sou comediante, me divirto zoando pessoas de outros estados. Que moral eu tenho pra ficar putinho porque falaram mal da Paraíba? “Ah Alyson, mas eu não sou comediante”.

Ok, senhor não-comediante. Você de João Pessoa, quantas vezes não fez piadinhas entre amigos dizendo que Campina Grande é uma merda? Você de Campina, quantas vezes não zoou João Pessoa? Você de Cajazeiras, quantas piadas não fez de Nazarezinho? Você paraibano, quantas vezes não disse que carioca é um bando de maconheiro ou de ladrão? Você brasileiro, quantas vezes não disse que Português é burro e Argentino, filho da puta?

Coloque a mão na sua consciência e se sinta tão mané quanto este cara. Dá licença gente! Xingou a Paraíba? Ok, foda-se. É só mais um que faz isso e que é igualzinho à gente. Estou defendendo o cara? Não! Acho ele um babaca. E é por isso que temos que ficar acima disso.

Em tempo: o cara está sofrendo agora um linchamento moral. A população inteira atacando ele até ele apagar o facebook. Gente chamando de veado e dando o celular dele no twitter. Muita gente mesmo xingando. É assim, senhores paraibanos, que vocês querem provar que não são a merda que ele disse que são?

Em tempo 2: será possível que uma parte do que eu digo está sendo comentada e a outra não? Todos falam da liberdade de expressão. Dizem que vai até o momento em que agride alguém. Ora, agressão moral só o é se você considerar. Se alguém me chamar de filho da puta, tenho duas opções: 1 - ficar ofendido, irritado feito adolescente e reagir; 2 - ignorar, como um adulto, e ficar por cima.

Mas não é nem isso meu principal comentário. O que está estranho é que a maioria fala de liberdade de expressão e ignora (talvez deliberadamente) a parte em que eu digo que ele é igual à gente. Será possível que a hipocrisia é tanta, que a maioria está ignorando o comentário que eu fiz dizendo que aquilo que ele fez, todos nós fazemos toda hora? Há como negar? Quero ouvir comentários sobre isso. O que ele fez, eu não disse que foi certo. Mas ele escancarou o preconceito que todos vocês têm (nós temos), mas falam (falamos) a boca pequena.

Aí alguém me perguntou: se eu posso processar, por que não fazê-lo? Por uma questão de bom senso e honestidade comigo mesmo! Não é porque a lei permite, que eu sou obrigado a fazer.

Tiremos a trave dos nossos olhos antes de olhar o argueiro no olho do outro. Pois infelizmente, nosso lema tem sido: mexeu com os teus, eu rio. Mexeu com os meus, eu chio.



Este texto lembra a temática de um outro texto que já escrevi aqui. Segue o link: Politicamente correto.

Mais um ótimo texto sobre isso é o do meu amigo, mais novo integrante do CQC, Maurício Meirelles. Segue o link:

Pare de se levar tão a sério

72 comentários:

Priscilla disse...

Juridicamente falando, é bizarro. O cara ofendeu a honra do... Estado da Paraíba. Hein?

E, paraibanamente falando, sim, ele é um idiota. Mas mais idiota ainda é quem vê essas coisas e concorda. Respeito apenas quem vem ao Estado, acha realmente uma merda e dá motivos que embasam o pensamento. À gente só cabe respeitar. Ninguém é obrigado a gostar e falar bem de nada. Ponto.

Claudio Andrade disse...

Acabei de ver o video e ler o post. Fiquei impressionado com o camera/piloto/motorista irresponsável falar sobre aquele acidente. Tivemos um acidente de proporção desastrosa provocado por uma jovem graduada de SP contra a vida de um jovem empresário. Acidente nenhum deve ser filmado para representar a culpa de uma crença, da cor de pele, do grau de intelecto, de um(a) cidade/estado, devemos olhar aquilo e tentar evitar ver novamente.
Se por causa daquele caminhão tombado e de algum problema isolado em sua viagem á Paraíba, ele dizer que não irá voltar, fico tentando imaginar em que cidade/estado mora!? http://twixar.com/6ggWp7f9cCJhl, pela matéria a culpa é nossa, dos Brasileiros.
Abraço.

Ricardo Caco Pereira disse...

Diz boy olá, como estás? Eita me processa não....E quando eu fizer piadinhas com o bambi ou com funcionário público ou pq tu falas fazendo biquinho vou ser processado?
Fala sério!!

Luize disse...

Respeito sua opinião, o problema não foi em ele ter falado mal da Paraíba, mas dele ter ridicularizado um acidente e ter dito que só poderia ter ocorrido por ser uma pessoa da Paraíba qm estava dirigindo o caminhão! foi na forma como falou, no desprezo, no sentimento de superioridade, ele foi preconceituoso sim! para algm q é professor, achei seu texto medíocre e com argumentos fracos, o que vc deu a entender foi que é normal chamar pessoas de negras, crioulos, bichas, viados... o direito à liberdade de expressão ñ é absoluto e todos os limites foram ultrapassados pelo vídeo q vc tanto defende.

Alyson Vilela disse...

Dizer que eu defendo o vídeo, isso sim é uma interpretação medíocre. Não merece nem que eu me prolongue.

Anônimo disse...

Colega,vc fez uma analogia um tanto quanto errada da situacão.
Pegando esse seu mesmo exemplo,vamos por sua mãe no meio?(sem querer baixar o nível,porém estou fazendo uma comparacão absurda para o entendimento geral)
Entao aparece um cara,xinga sua mãe(nossa Paraíba) De p*** e todos os adjetivos que nao prestam.
Ai vc simplesmente nao faz nada,pq tem a certeza que sua Mãe nao é,e que vc com seus amigos já fez PIADAS sobre o mesmo assunto?
Por favor amigo,essa indignacão do povo paraibano,não é por sermos realmente FEIOS,BURROS E VEADOS.
Estamos de SACO CHEIO,de pseudointelctuais que só falam coisas negativas da NOSSA PARAIBA,denigrem nossa imagem e acabam repercurtindo algo muito controverso nos cantos do país.
Se nao nos defendermos,quem mais irá?Pense nisso e talvez mude um pouco sua opnião.Um abraco e obrigado!

Alyson Vilela disse...

Ele não xingou a mãe de ninguém. Analogia falha. Eu sou paraibano e não me ofendi. Ele não xingou ninguém diretamente, fez uma generalização. Você não precisa usar metáforas, pois eu sou paraibano. Ele xingou meu estado. E eu não me ofendi.

Anônimo disse...

Acho que todos aqui compreenderam o que falei e concordaram com algo tão óbvio.Você foi infeliz sim em colocar esse seu texto porque,segundo ele,só se sente ofendido quem acredita na ofensa!Todos nós sabemos que não é bem assim,por isso usei a comparacão extrema com sua "mãe",e se ele generalizou e não foi específico,foi pior,não?Caso xingue sua FAMÍLIA inteira?
Você não se sentiu ofendido,mas uma maioria esmagadora SIM,e com razão!!!Porque muito de nós PARAIBANOS temos a paraíba como NOSSA MÃE sim.
E a propósito,vc deveria saber que ele praticou um delito criminoso :

A Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, em seu artigo 1º (com a redação determinada pela Lei nº 9.459, de 13 de março de 1997), diz que "Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". Portanto, claramente, os delitos tipificados por esta lei englobam a conduta de segregar pessoas de quaisquer região, que vem a ser delito inafiançável e imprescritível (Constituição da República, artigo 5º, inciso XLII)

E só mais uma coisa,voce deve ta com o maior número de acessos a esse blog hoje,causando polêmica e chamando atencão(só assim mesmo)!Não vou discutir mais,nem tampouco perder meu tempo com alguém que deveria estar em um nível de pensamentos bem mais elevado.

Alyson Vilela disse...

Não aceitarei comentários anônimos. Quero gente mostrando a cara, assim como eu dou a minha a tapa.

Helder Britto Teixeira disse...

Esse cara merece é uma boa surra mesmo. Vá falar de paraibano na puta que pariu.

Ary disse...

Você tem todo o direito de não se sentir ofendido em virtude das levianas palavras do cidadão do vídeo; contudo, de igual modo, pode, sim, outros paraibanos ficarem desgostosos e sentirem-se ofendidos com o pronunciado; de sorte que, sendo a conduta tipificada pela norma, nada impede que o indivíduo seja processado e pague pelos atos cometidos. Não sei sairei anônimo aqui, mas não era a intenção. De qualquer modo, meu nome é Ary e sou pessoense. Abraços.

sbredes disse...

A liberdade de expressão acaba no momento em que ela agride a outros. Ninguém gosta de abrir as portas da sua casa para acolher um visitante e, no final, aquele que foi recebido agradece ao anfitrião que uma enxurrada de agressividade. Evidentemente, o anfitrião não se sentiria nada confortável com tal situação. Me surpreende, um Paraibano, um Carioca (caso tivesse acontecido lá) não se sentir ofendido com isso. Aprendi na Faculdade que vivemos num "etos" que nos identificam de modo que agredir esse etos é agredir a nós mesmo. Sou Paraibano e não tenho complexo disso. Alias conheço São Paulo e Rio e lá não percebi que não existe gente mais hospitaleiro que os paraibanos. Então porque não falar do aqui tem de bom? Na realidade, tem muita gente querendo ser notado e pra isso usa a internet pra chamar a atenção. Vi o vídeo, mas não postei nada lá porque ignorar é a melhor saída. Não precisa processar, basta ignorar e não dá IBOPE a gente que precisa sentir que existe dizendo bobagem na internet. Agora, parem de usar o conceito de liberdade de expressão pra fundamentar atitudes agressivas e anti-éticas e agressivas!

Valdemar Júnior disse...

Ah vai tomar no cú você também.

DESATIVADO disse...

Amigão, a sua liberdade de expressão termina quando você utiliza termos que venham denegrir de maneira cínica e desrespeitosa o outro. Pra bom entendedor... Que vc opine de maneura que te convém, mas numa boa... muito infeliz a sua opinião.

POLÍCIA CIVIL PARAÍBA disse...

Se podemos processa-lo porque não processar ?

Maranganha disse...

Concordo com a maioria que ele deve ser processado (não por ter ridicularizado a Paraíba, mas por ter ofendido a honra e usado de termos homofóbicos, ou seja, coisas bem específicas), mas concordo com Alyson quando se diz que não temos moral nenhuma de reclamar dele, pq praticamos as mesmas coisas.

abraaodq disse...

A liberdade de expressão vem acompanhada da responsabilidade do que se expressa, ele vai ter que pagar!

Ivan Roberto disse...

Sou Catarinense e achei totalmente imbecil o vídeo, deve ser punido sim, pq liberdade de expressão não é isso, isso é ofensa. Tudo tem limites.

Gabi disse...

Me desculpe, mas pra mim isso é uma baita falta de respeito, ser comediante ou não, não te da o direito de sair falando mal de um lugar ou da opção sexual de uma pessoa, sem falar do acidente, não é porque era um "Paraiba" mas sim porque ali existia uma "VIDA", até me assusta saber que você é professor e concorda com uma vergonha dessa, é por causa de gente como você que o Brasil e o mundo continua do jeito que ta.

allyson fortuna disse...

Então quer dizer que se eles podem chamar a gente de PARAÍBAS, sertanejos, mal-educado...a gente pode chamar um afrodescendente de NEGRO?! Isso não justifica, esse preconceito tem que acabar. Viemos do mesmo lugar e vamos para o mesmo lugar. Um dia eles poderão precisar da gente e vice-versa.

Alyson Vilela disse...

E continuam sem ler o final do texto. E acho que é deliberado.

JuliVeras disse...

sbredes disse tudo: "A liberdade de expressão acaba no momento em que ela agride a outros."
Não vou nem me estender e eu nasci em ALAGOAS, mas fui criada aqui, não sou completamente apaixonada por tudo na nossa cidade mas eu A TENHO COMO MÃE sim, uma "mãe falha e imperfeita" mas nem por isso menos AMADA.

Também não sei se sairei como Anônima rsrs por via das dúvidas, assim como fizeram os outros: JULIANNE VÈRAS

Maranganha disse...

Pelo menos uma coisa o cara lá acertou: o paraibano parece que tira a carteira na par... ah, deixa pra lá. Esqueçam.

Alanna Monteiro disse...

Gente, todo mundo tá dando uma importância maior do que deveria dar a esse “Julio Bambambam” (que só pelo nome nem deveria ser levado a sério).Como todo mundo aqui, eu sou paraibana e amo meu estado mas não me senti nem um pouco ofendida com tamanha ignorância do tal Julio (vale lembrar que o copiloto do vídeo idiota se chama “Johnny Brothers”). Qual é o problema de vcs? Acidentes de trânsito só acontecem pq o motorista é "paraiba"? A PB não tem mulher? A PB e João Pessoa são uma bosta? É CLARO QUE NÃO! Sabe quando a gente se incomoda com uma crítica pq sabe que no fundo ela faz sentido? Pois é, vcs estão se comportando assim ao ficarem tão injuriados e darem tanta importância às afirmações que Julio BAMBAMBAM fez. Tá todo mundo ligando, ameaçando e fazendo todo tipo de terror com o cara. Bonito isso, né? Todo mundo agindo igual a ele. Cadê a auto-estima de vcs? Parece que não se conhecem, nem conhecem o seu próprio Estado. Se colocam no papel de vítima quando QUALQUER UM fala qualquer coisa. O movimento #PBcomORGULHO serviu pra que? Ahhh a OAB vai processar o rapaz, né? Pois ele já se pronunciou em seu twitter: “vcs me ofenderam muito mais cabe eu ir na oab processar todos vcs...” É o sujo falando do mal lavado. Julio ta querendo ir à tv se explicar, se ele conseguir, o mérito será todo de vcs que tanto o promoveram. E NÃO, EU NÃO CONCORDO COM O VÍDEO. Ele é um demente, que não diz nada justificável e não sabe o que é respeito ao próximo. Só acho que a proporção que isso tomou é absurda.

Rebecca disse...

A gente faz piadas com JP e CG mas quando alguém fala da Paraíba todos se unem, isso é normal querido. É aquela velha história, eu posso chamar meu irmão de imbecil mas uma pessoa de fora não pode... vai ser sempre assim.

Larissa Rique disse...

Mas uma coisa é você não gostar de paraibano/paraiba, outra é vc fazer um video, ridicularizando, chamando de merda. Isso é preconceito sim. É a msm coisa e acho que deve se pagar por isso mesmo, pra aprender a medir as palavras. Acha aqui uma merda? Pra que veio então?
Ele pode ter o preconceito que for, ngm é obrigado a gostar de nada, mas é obrigado a respeitar.

Maranganha disse...

Se eu falar tudo o que penso de Recife, serei processado também?

alexandre volta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alexandre volta disse...

bem... antes de mais nada, quero dizer que não sou paraibano, sou piauiense... e que já ouvi diversas piadas de pessoas oriundas de absolutamente todos os estados do nordeste - vizinhos ou não, e, inclusive daqui mesmo - sobre o meu querido estado, e que eu mesmo, apesar do orgulho de ser daqui, não poupo críticas à falta de estrutura política, turística, social e econômica do meu estado.
Sobre a opinião expressa no post, eu, particularmente, a respeito e acho de uma sensatez e coerência ímpares... Obviamente o cara foi bem infeliz ao tratar do estado de modo preconceituoso, mas não é algo a que se deve dar a importância que se está dando. Quando viajo pra fora do meu estado ouço absurdos tão fortes que já não me surpreende a capacidade que as pessoas têm de se expressar de maneira preconceituosa sobre qualquer coisa... E às vezes acabo respondendo um absurdo com outro pior ainda, não em termos de falar mal do meu estado, mas de responder uma piada ou uma opinião de quem não tem conhecimento de causa com a análise da realidade nua e crua ou mesmo utilizando a mesma linha de raciocínio preconceituoso e bairrista pra indicar ao interlocutor que eu também tenho meus preconceitos (e pré-conceitos) em relação à realidade em que ele vive.
Exemplifico: fui ao Rio de Janeiro, sozinho, no fim de setembro, para o Rock in Rio. Lá, como já imaginava, uma série de exclamações e comentários sobre o Piauí. Em determinada situação, me perguntaram se eu vivia no meio do mato, quando eu respondi que não, e que era engraçado que pensassem desse modo, porque a ideia que eu tinha do Rio, de um lugar onde só tinha drogas e que a qualquer momento um trombadinha fosse me assaltar, foi por água abaixo pela tranquilidade que eu encontrei por lá, e que não ia falar sobre a realidade de Teresina pra quem já tem sua própria opinião sobre a cidade, que eu não ia tentar convencer ninguém a mudar o modo de ver meu estado e minha cidade, pois seria uma luta impossível com a ignorância.
Não sei se estou me expressando muito bem, mas o que gostaria de passar aos colegas paraibanos é que não adianta insurgir-se desse modo contra alguém que fala absurdos sobre um lugar que amamos, mesmo tendo nossas próprias opiniões negativas a respeito. Isso demonstra nada mais além de falta de educação e de um falso sentimento de unidade entre os conterrâneos. Dar a importância de um acontecimento a um comentário idiota só nos faz mais idiotas que aquele que o proferiu. Obviamente, piauienses continuarão linchando destratores do estado, assim como os paraibanos, os cariocas (lembram o caso do Robin Williams?), os brasileiros, etc... Mas isso não vai frear nem diminuir as opiniões absurdas dos de fora e dos de dentro, nem obstar opiniões como a do Alysson, opinião essa que eu concordo plenamente.

Maurício Meirelles disse...

Alyson, virei teu fã, cara.

Concordo com tudo que disse. Eu escrevi uma parada sobre nos Levarmos tão a sério.

Dê uma olhada:

http://mauriciomeirelles.blogspot.com/2009/07/pare-de-se-levar-tao-serio.html

Parabéns. Belo post.

Mauricio Meirelles

Sandoh disse...

Você fala isso, porque é humorista e faz piada dos esteriótipos alheios.

Alyson Vilela disse...

Sandoh: Eu faço piadas primeiramente de mim mesmo. Segundo lugar, você não leu o parágrafo que eu dirigi aos não-comediantes né? Pulou?

. disse...

Ele queria aparecer, e conseguiu! Ontem a noite ele era "Júlio Bambambam", hoje já é "Júlio Fuertes". E tá lá cheio de histórias pra contar pros netos. As pessoas tem q aprender a denunciar as páginas com este tipo de assunto, e tirar do ar. Simples assim. Mas todos gostam de aparecer.

Renata Machado disse...

Já dizia um filósofo alemão, há mais de 200 anos: "Não discuta nunca com um idiota, as pessoas podem não notar a diferença". Immanuel Kant

Paula l Costa disse...

Pois é, falso moralismo...Estamos vivendo a era da Hipocresia...
vai ver é o resquício de termos crescido na frente da tv ,ouvindo que os políticos não prestam....e nada acontecia.enfim.
Se é que se justifica hipocresia e seus afins...
Vamos porcessar quem fala de português, de anão...Pq estes podem ser diariamente citados em piadas?
Sabe eu nãos ei onde vai parar esta juventude poupada ! Cade os pais que ensinam a se defender? cade os pais que criavam seus filhos, e não os transferia para outros.?
Creio ser um estado de culpa destes atuais adultos, pois eles sem capacidade de educar seus filhos, ficam agora apontando e criticando.
#paiscriemseusfilhosnarealidade

Paula l Costa disse...

Pois é, falso moralismo...Estamos vivendo a era da Hipocresia...
vai ver é o resquício de termos crescido na frente da tv ,ouvindo que os políticos não prestam....e nada acontecia.enfim.
Se é que se justifica hipocresia e seus afins...
Vamos porcessar quem fala de português, de anão...Pq estes podem ser diariamente citados em piadas?
Sabe eu nãos ei onde vai parar esta juventude poupada ! Cade os pais que ensinam a se defender? cade os pais que criavam seus filhos, e não os transferia para outros.?
Creio ser um estado de culpa destes atuais adultos, pois eles sem capacidade de educar seus filhos, ficam agora apontando e criticando.
#paiscriemseusfilhosnarealidade

Vivianne Freire disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miranda Monte disse...

Alyson Vilela, respeito a sua opinião e ate entendo a sua linha de pensamento... Mas suponhamos que você tenha uma loja e alguém posta um vídeo falando que sua loja é...palavras que não merecem ser repetidas) e que as pessoas não fossem a sua loja... será que você ficaria tão calmo e compreensivo com os insultos em um vídeo postado publicamente? Eu acho que não, ele estaria denegrindo a imagem da sua loja por algum eventual problema e impedindo outras pessoas de irem também, ou seja, prejuízo grande para você. Ele denegriu a imagem do Estado, para mim não importa o que essa pessoa ignorante falou, mas denegrir o Estado publicamente esta impedindo que turistas venham ao nosso Estado querido e curtam nossas maravilhas, e isso seria ruim, pois quantos cidadãos paraibanos não vivem de artesanato e contam com esses turistas que vêm prestigiar a sua arte e nossas maravilhas.

Dirceu Siqueira disse...

Concordo com seu post, Alyson. O video foi infeliz e até entendo a indignação de muitos... Mas alguns estão exagerando. Estou acompanhando tudo isso e leio ameaças de morte, jornalista incitando a violencia e colocando numero do cara para todo mundo xingar... Entre outros absurdos que não concordo. Um erro não justifica outros tantos erros. Quer demonstrar amor ao seu Estado? Pressione as autoridades para levar o que de fato a lei maior vigente no país os obrigam... Porque enquanto o cara fez esse video e você está perdendo seu tempo xingando ele... Tem um mendigo morrendo de fome perto da sua casa. Sem esquecer que tem um politico que usa essa mesma bandeira de amor ao Estado e rouba os cofres publicos e você, covarde, apenas conversa no boteco sobre isso. Porque é mais fácil peitar um "zé ninguém" que um "Zé Dirceu".
Não se demonstra amor por nada utilizando a violencia. O mundo já teve muitas guerras por causa dessa forma de amar.
E, em tempo:
Cadê agora os ensinamentos cristãos? De amor, paz e perdão ao próximo? Ah, não vale. Só vale quando nos interessa.

Unknown disse...

Legal seu ponto de vista,
Mas não concordo a forma como o Bambambam falou,Ele GENERALIZOU
Ofendeu e foi preconceituoso
Há maneiras de criticar determinadas coisas sem ofender..
chama-se CRITICAS CONSTRUTIVAS

Eu viajo bastante,este ano visitei quase o Brasil inteiro e
Um lugar que não gostei foi Salvador centro,é um lugar bonito mas algumas coisas lá q não gostei
Tenho direito de não gostar!assim como ele
Inclusive alguns Baianos me trataram mal,mas outros foram excepcionalmente gentis

Turista não pode GENERALIZAR..

O problema não é a critica em Si
Mas a forma depressiativa e o menosprezo

Vibe positiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Evaldo disse...

Oh coisa, defender o seu estado não é sentimento de inferioridade não. Vai em Curitiba e diz que a cidade tá um lixo, basta isso pra tu sair apedrejada de lá. E vendo bem a cidade é um luxo e muito limpa. Imagine se tu chamar de "merda", você sairá fuzilada de lá.

Vibe positiva disse...

Eu entendi e respeito sua opnião, mas como você eu tambem tenho a minha.
Sou paraibana e quando soube do video, nao me senti ofendida, mas a liberdade de expressão vem acompanhada da responsabilidade. Se ele fez os comentarios de forma preconceituosa, acho que merece sim um processo por que qualquer forma de preconceito, não pode passar impune!
Se ele quis bancar o engraçadinho na internet, então arque com as consequencias do que foi proferido
"quem fala o que quer, ouve o que não quer".
O problema também esta na historicidade de como é tratado os nordestinos para o video ter tomado tal proporção.

Evaldo disse...

Vai em Curitiba e diz que a cidade tá um lixo, só isso pra tu ver a reação deles, com certeza vc sai pelo menos apedrejado de lá, defender o seu estado não é sinal de mediocridade e nem de sentimento de inferioridade. Seu como comediante tuas apresentações devem se uma "bosta".

Maranganha disse...

Recife é uma cidade suja, violenta, 90% favela, com as praias poluídas, ilhada entre o tráfico e os tubarões, com um trânsito dos infernos e gente mal-educada. Devia se chamar Hellcife!

Ficando famoso em 4, 3, 2, 1...

Mandáh Souza disse...

Olá Alyson!
Gostei do teu texto. Andei fuçando a vida do Julio na Internet, principalmente no Twitter e confirmei a suspeita de que o que ele queria mesmo era aparecer e, graças aos paraibanos ele conseguiu isso. O cara é um idiota, isso é fato. E não precisava dessa onda de ah! eu amo meu estado. Putzs, eu gosto daqui. Então, a prova do meu gostar pela Paraíba deveria ser eu dar o melhor de mim pro meu estado, seria escolher melhor os políticos pq essa Paraíba tá uma zorra quando se fala de política; e não dando moral prum idiota nas redes sociais. Pode ir lá no Twitter dele que vcs vão ver as menções dele pra Rafinha Bastos e pro pessoal do Pânico, onde ele pede pro Emílio um espaço no programa pra se explicar.
Tô cansada de ver paraibano xingando pernambucano, cearense, carioca, amazonense e afins. Então, por favor, não cometamos o mesmo erro que o acéfalo do vídeo, provemos que a Paraíba é terra de gente inteligente.

berg disse...

Alyson, não se estresse com as pessoas que estão criticando sua opinião e até te xingando em alguns casos. Pelo lógica deles você pode processá-los.

berg disse...

Bom, não sei se fui claro no meu comentário, então vou explicar melhor: você cria um blog, escreve textos, posta...e tem um carinho grande por este seu blog, suas opiniões. Elas estão abertas para o público. Aí eles vem aqui, fazem uso dele, leem o que você escreveu, clicam em links e, antes de ir embora resolvem falar mal dele??? Que absurdo! Pelo menos você vai poder processar todos eles e ganhar uma grana pra poder se mudar pro Rio de Janeiro, o que parece ser seu sonho.

abraços,


p.s.: preciso dizer que fui irônico ou será que vão entender...por via das dúvidas, fica a dica pessoal...

Mandáh Souza disse...

Tái Berg, esse teu conselho foi ótimo! Como Blogueira já sofri com maus comentários de pessoas que parecem que pulam as linhas mais importantes e dizem abobrinha defendendo liberdade de expressão mas que não respeitam a expressão do outro...
Vai entender né?

Anônimo disse...

Alyson Vilela acho sua analise interessante,mas ele não fez criticas,ou usou seu diereito de expressão,ele ofendeu uma nação com muita infantilidade,você ta errado amigo,abram os os sonhos,não existe verdade absoluta,mas ele merece sim ser processado,por cara feito você que os bandidos nunca são punidos.

Nil Agra disse...

pessoal, vocês tem o direito de se sentir ofendidos mas sabe o que mais? Vocês tem a mesma mídia e direito de respota gratuitos, Processá-lo é realmente a melhor saída? Tudo que me ofende deve ser punido por lei? ok, eu, como músico me sinto profundamente ofendido toda vez que alguem me diz que integrantes de boy bands são músicos. Alguem aqui acha que eu devo processar os backstreet boys?
E se você achar que a ofensa ao estado da paraíba é mais relevante do que a ofensa que as boy bands são para os músicos eu como músico tenho o direito de processar você por insinuar que o seu pensamento vale mais do que o meu.
Vejo Vocês no tribunal. Enquanto evitem falar, fazer piadas, brincar, questionar, insinuar, perguntar, afirmar ou falar qualquer tipo de coisa sobre qualquer assunto, afinal de contas, tudo que você disser pode e será usado contra você no tribunal. Grato.

Paulo Reis disse...

Deprimente, nem os próprios paraibanos se unem contra o preconceito vindo do sudeste, por causa de pessoas como VOCÊ a Paraíba não vai pra frente, APOIO O PROFESSOR ODON BEZERRA, ESTOU COM ELE!!!! Muito me deprime ver isto...

geo disse...

aaa, para velho... O cara chegou na minha casa, falou mau das minhas mulheres, da minha cidade, do meu povo. Tem mais é que se fuder aquele otário... quem quiser falar mau daqui que fale bem longe de mim. Defende esse prego não.

Halley S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André disse...

Concordo em número, gênero e grau. Parabéns pela bela exposição de ideias. Deixemos esse complexo de lado, está na hora de parar de olhar pelo retrovisor.

Rafael Marinho disse...

Ok, ok... Então se você chamar um São Paulino de Bambi, ele vai te processar...
O problema é que não nos incomodamos em mostrar que quem fala mal está errado, mas em fazer com que ele pague por ter falado mal. Ou seja, não pode falar, mas vai continuar achando.
Nós nordestinos sofremos de um mal que batizo de coitadismo. Tudo o que acontece colocamos na conta do nosso estado ou da nossa região. Me acharam feio? É pq sou nordestino. Me fecharam no trânsito? É pq sou nordestino. Ela me beijou a noite toda mas não quis ir pra cama comigo? É pq sou nordestino.
Sabem, invejo algo nos gaúchos, que ao meu ver são os mais bairristas do Brasil, a forma como demonstram o amor por sua terra. Nós dizemos que amamos o nordeste e torcemos pelo Vasco da Gama e Flamengo. Sou Cearense e moro em São Paulo, sou torcedor do Fortaleza, e sempre escuto a mesma pergunta: "E aqui? Torce pra qual?" Torço Fortaleza, oras!
Quem ai, dos grandes defensores sabem o hino ou a história do seu estado? Isso é algo que não há aqui, em São Paulo ninguém sabe nada sobre o lugar onde vive, é um ponto de partida pra nós.
Todo mundo fala e esperneia quando alguém falou mal do vídeo e tal não acho que o cara fez certo, repudio o que ele falou, mas não vou bater de frente, vou só dizer: Amigo, você está errado, procure conhecer melhor nossa terra e nosso povo. de algo da nossa terra, mas no fundo queremos ter a terra do outro.

blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andreade disse...

APRENDAM O QUE É PRECONCEITO, SEUS BURROS DO CARALHO NOS COMENTÁRIOS:

PRÉ: antes, anterior a algo;
CONCEITO: opinião, definição de algo.

O cara do vídeo não falou nada PRE (antes) de vir pra PB, ele falou quando estava aqui. Então não ´re preconceito, porra!!!

Perdeu-se o significado da palavra preconceito. Hoje falar mal de algo é preconceito e blablablá... vai tomar no cú, bando de mizera ofendidinha.

Faço das palavras desse texto do blog como minhas, exatamente o que acho.

Quanta bobagem hein, paraíbas? Puta que pariu... eu sou daqui e sempre fazemos piadinhas regionais, normal, agora mexer com VIADO e com PARAÍBA sempre é preconceito?? Aahhh, vão se foder!

Bruno disse...

Olá, Allyson. Achei o seu texto muito interessante. Concordo contigo em partes. Sou paraíbano, e moro em Porto Alegre. Acredito, realmente, que paraibano (em geral) tenha a autoestima baixa. Isso pode ser visto em situações diárias que vivencio aqui no sul. Minha esposa (gaúcha) me ajudou a perceber esse nosso sentimento de baixa auto-estima. No meu trabalho existem pessoas de quase todos os estados do país. Vivenciei certa vez uma amiga (também paraibana) ficar extremamente chateada porque uma colega (gaúcha) disse para ela: "Ei, Paraíba, pega o material para levarmos para a reunião?". Neste caso em específico, o "paraíba" não foi dito com um tom pejorativo. Mas impressionantemente, a reação da "Paraíba" foi extremamente reativa. "Eu tenho nome!!", disse ela. Entretanto, trabalho também com meu amigo Júnior, mais conhecido como "Curitiba" e o Pedro, mais conhecido como "Catarina...". Nunca, absolutamente, nunca, ser conhecido pelos seus "Estados" foi humilhante para eles. Então, nessa parte, concordo contigo que muitas vezes o preconceito é interno, e por causa desse estado emocional negativo tendemos a ver as coisas com olhos muito mais negativos. Dei o exemplo da minha amiga, mas logo quando eu cheguei aqui, não gostavam que imitassem meu sotaque! Achava que estavam tirando onda comigo. Mesmo quando eram pessoas que me tratavam com muito respeito e amizade. Em contrapartida, brincar com o sotaque deles eu podia, porque eles simplesmente acham o sotaque deles o máximo! :) Concordo contigo nesse aspecto. Um outro aspecto a considerar é que, a minha esposa sempre me diz que nunca viu um povo tão bairrista, que gosta de valorizar o seu estado, como é o Paraíbano. realmente, nós paraibanos adoramos o nosso Estado, adoramos mostrar nossas comidas, cuscuz, tapioca, pamonha. Adoramos o lampião e a Maria Bonita do Mangai, e dizer "oxe, tá doido é bixim?" quando estamos ai! Entretamos quando saímos do nosso Estado nos inibimos, ficamos acuados.
Em parte, isso não é a nossa culpa. O contexto social está o tempo todo emitindo informações que o paraibano é menos, conforme você mencionou. Em tempos em que paraíbanos AINDA são assinados nas ruas de São Paulo por pura xenofobia, acredito que não dá para aceitar esse tipo de comentário, principalmente quando veiculado na internet, um meio de comunicação que atinge milhares de pessoas. Em nome da liberdade de expressão? Então não vamos processar aquela estudante de direito que sugeriu "Nordestisto não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”. Isso é violência sim. Violência moral. Violência emocional. Violência Psicológica. Tão grave quanto um paraíbano tomar um pau ou um tiro nas ruas de SP. QUal a diferença da violência física para a violência verbal? A física dói?

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno disse...

Me parece que não podemos descontextualizar toda a situação política, econômica e social que a Paraíba se encontra. Tampouco devemos tapar os olhos para acreditar que representações sociais contra o povo paraibano não exista. Chamar um Japonês de "Ei seu japona" é bem diferente de chamar um negro de "Ei seu preto!". Diferente porque as palavras tem sempre significados que vão além da soma das letras. No caso dos negros, é impossível não associar a frase "Ei seu preto" à barbaridade que foi o processo escravista. As palavras estão, sim, ancoradas em signos e símbolos representativos. óbvio que o tom e a maneira com que a frase é dita vai repercutir com maior ou menor peso.

Outro aspecto que discordo, é o fato de achar que o "Bambambam" não fez nada demais. Acredito que ele foi extremamente preconceituoso. Eu ficaria chateado com qualquer pessoa que deixasse de maneira tão explicita, e fora de contexto, afirmações tão negativas e sem argumentação alguma que não o preconceito sobre qualquer lugar do mundo. Soltar piada sobre português, em um contexto de humor, é uma coisa. Chegar em Lisboa chingando de burro o português taxista que errou o caminho é outra. Ah, e por falar nisso, Portugal é um país de primeiro mundo que ODEIA as brincadeiras que os Brasileiros soltam sobre eles. Estive em Portugal por uns dias, conheço alguns portugueses que moram aqui, e já pude conversar com vários colegas sobre isso.

Bruno disse...

O limiar sobre o que é e o que não é aceitável é muito tênue. Citei o exemplo do contexto de humor, mas, sempre digo que: uma brincadeira só é boa quando todo mundo está brincando.

Não sei ao certo o que fazer. Não tenho opinião sobre a questão do processo. Entretanto, realmente não tiro o direito de quem queira fazer. Só pra reiterar, acho que ele foi preconceito, de fato, não pelo uso da palavra paraíba (soma das letras P+a+r+a+í+b+a), mas pela forma com que ele se expressou.

Em tempo, peço desculpas pela desorganização do meu texto!

Abç,

Bruno

Rnn disse...

Blog ganhou fama hehehe
graças a julinho BAM BAM BAM =X kkkk

blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
blogger disse...

blogger disse...
Rapaz,eu acho que você está errado:O que nós Paraibanos,estamos fazendo é apenas defender nosso estado;qualquer bunda mole chega aqui fazendo palhaçada e a gente tem que aguentar.Cara né assim não!!!
Tomara que ele pague caro pela sacanagem que ele fez;e que sirva de lição pra outros turistas também.
Agora se você não se importa com sua casa;aí o problema é seu!!!
Sou PARAIBANA e tenho muito ORGULHO do meu estado;e vá me desculpando tbm. porque eu não concordo quando você diz que nós nos sentimos coitadinhos,feios, analfabetos e etc.Realmente eu não me sinto assim não.
Eu adoraooooo... morar aqui e não troco minha Paraiba;por lugar nenhum.
Ah, e também discordo quando vc. diz que nossa autoestima esta baixa.
23 de novembro de 2011 16:54

Brasileiro disse...

Finalmente um paraibano com algo na cabeça... seja la o que foi dito, por estar morando aqui a anos, assino em baixo... mas o problema nao é a Paraiba nao... apesar de ser um estado insosso, o problema sao os paraibanos mesmo (com rarissimas exceçoes) que fazem este lugar ser assim, por imcompetencia, desinteresse, e por ser chorao, pedindo dinheiro a vida toda... o problema aqui nao é falta de dinheiro e sim de carater... aqui e na maioria dos estados do nordeste... Natal tambem é assim... infelizmente... e nao é processando alguem que irao mudar esta realidade... dizendo ou nao em publico, a maioria dos brasileiros sabe da verdade... cabe aos que estao aqui "indignados" provar o contrario... façam de sua vida algo mais que festa, bebedeira e ignorancia... tranformem a Paraiba em motivo de elogio e esta sera elogiada...

Severino disse...

Da o cu a ele comediante de merda por isso que quase ninguém te conhecetem que defender um cara desse para da ibope cuidado bicho para tu não ir para o cassete tambem

Unknown disse...

Bom, li sua opinião e pensei um pouco. Não acho que estamos nos minimizando por não gostar deste video. Expor uma opiniao pessoal é uma coisa; expor a opinão de forma preconceituosa e de baixo calão, atingindo diretamente outras pessoas, é, sim, passível de discussão. Ele usou o termo "um paraíba" como adjetivo qualificativo. Aliás, desqualificativo. Defender nossa cultura e estado, é nosso dever. O estado da Paraíba está começando a "aparecer" no Brasil. Ninguém tem direito de denigrir uma imagem de um estado e sua população de maneira tão grosseira. Obrigada.. =P

Unknown disse...

Bom, li sua opinião e pensei um pouco. Não acho que estamos nos minimizando por não gostar deste video. Expor uma opiniao pessoal é uma coisa; expor a opinão de forma preconceituosa e de baixo calão, atingindo diretamente outras pessoas, é, sim, passível de discussão. Ele usou o termo "um paraíba" como adjetivo qualificativo. Aliás, desqualificativo. Defender nossa cultura e estado, é nosso dever. O estado da Paraíba está começando a "aparecer" no Brasil. Ninguém tem direito de denigrir uma imagem de um estado e sua população de maneira tão grosseira. Obrigada.. =P

Ana H. disse...

Concordo com td o q vc tem postou, Alyson... e gostei bastante do comentário da Alanna. :)
Ng aqui tá achando bonitinho o q o Bambambam (Oi?) falou... mas processar? PELOAMOR!

Donner disse...

Vejo que o problema nao esta no que foi dito, mas na forma como foi dita.
Ele poderia dizer tudo isso e muito mais se soubesse se expressar melhor, usando outras palavras, sendo mais polido, evitando palavroes e xingamentos, podendo inclusive fazer uso de um humor acido e ironico.
Se ele fizesse tudo isso, poderia dizer que nao gostou do estado e todo o resto q justificasse seu pensamento. Inclusive pontuando os reais problemas q a paraiba tem e q tenta esconder.
E NADA poderia ser feito contra ele juridicamente, até pq processar vc pode processar por muita coisa, agora se vc vai ganhar meu amigo sao outros 500.
A liberdade de expressao e do livre pensamento está protegida para o cidadao, duvido muito que algum processo conseguiria lograr excito se esse julio soubesse o que falar e como falar.
Recentemente o STF liberou por UNANIMIDADE a marcha da maconha, q diferente do q outros pensam se trata justamente da liberdade de expressao e livre pensamento, e TODOS os ministros defenderam de forma veemente a liberdade de ocorrer a marcha.
Ou seja, a liberdade de manifestacao da opniao e livre pensamento está protegida pelos guardioes da constituicao, o STF.

Enfim, como eu disse no inicio, ele poderia dizer muita coisa usando do devido cuidado de nao dizer nada inlicito, alias poderia até dizer que achou as mulheres feias, pq nem isso é crime.
Rafinha Bastos q o diga, pois uma vez chamou as mulheres de um estado de feias, ganhou o processo em TODAS as instancias!!!!!

Outra coisa q eu vejo, o humorista Nairon barreto quando esteve fazendo show em campina falou mal de jp em seu show, e nem por isso foi esse estardalhaco todo, e ninguem tbm o processou por isso.

Dois pesos, duas medidas!!!!

moaci disse...

Sou paraibano, (esperança) quando eu tinha 15 anos (1958) Num programa de rádio na ex- rádio Borborema de C. Grande, atual rádio clube 1350khz AM num programa (A cidade se diverte) fui cantar de improviso numa chamada de calouros. Adolescente, trocando de voz não deu outra. Um desastre. Em dado momento nervoso esbocei um sorriso. Foi o fim do mundo. A Rádio começou uma campanha de ódio infernal. Cantadores anunciavam o apocalípse. Deboches, apitos nas rádios, auto-fragelo @ outros. O movimento se estendeu de Norte a Sul. A Paraíba e o Brasil assumiam que não sabiam lidar com suas diferenças econômicas e sociais. Só enxergavam o ódio e o terror virtual. Esse Júlio tem sorte pois pode se defender. Pra mim ele não disse nada. Ele passa, a Paraíba fica. A Paraíba de hj vai muito bem obrigado. Hj com mais de 1/2 século do acontecido o que mais me feriu foi na época terem me chamado de carioca. Nunca falei mal da Paraíba e jamais falarei. É como se falou na novela: Você tira o homem do sertão mas, jamais tirará o sertão do homem. Um nordestino de verdade jamais praguejará contra sua terra. Aguenta tudo, engole tudo e, espera 50 anos para um sinal de melhoria. No caso do rapaz aí, o Júlio, é melhor esquecer. Estão dando muito cartaz pra ele que já está condenado. Não importa se ele é cearense ou paulista. É um bobo alegre.